1 de julho de 2013

Você já olhou o lado bom da saudade?


Ontem em meio a tantas conversas no wahtsapp, uma amiga me fez refletir sobre a saudade. E consequentemente escrever esse texto. Sobre um fato que aconteceu na vida dela, me mandou a seguinte mensagem: "Apesar de ser saudade, foi uma forma boa de sentir, não machucou e não teve aquele sentimento de querer voltar no tempo". Vivemos dizendo, ou pelo menos eu sempre digo que a saudade sufoca, faz o coração apertar e mata lentamente por dentro. Pode ser saudade de uma pessoa que não vemos á algum tempo, um momento feliz que passou ou algo que aconteceu somente uma vez, mas que foi o suficiente para marcar uma vida toda.

O fato é que a saudade está sempre presente, guardada em uma caixinha dentro do coração e que nós, em algum momento da vida iremos abrir e libertar o tal sentimento. Isso acontece sempre que olho meu mural de fotos, porque naquele espaço costumo colocar as melhores lembranças de vários momentos já vividos por mim. Eu nunca olhei a saudade pelo lado bom e acho que muitas pessoas também não fazem isso. Eu choro, me descabelo e me pergunto porque não posso reviver aqueles momentos mais uma vez. Mas e quem disse que não podemos? Não da mesma forma, claro, afinal tudo muda. O que eu quero dizer é que sentir saudade tem sim seu lado bom. Vou resumir em mais uma frase que a minha amiga disse "a saudade é um combustível". Exatamente.

É justamente aquele empurrãozinho que nos leva a querer "matar" esse sentimento que tanto nos consome. Seja reencontrando aquela pessoa querida, dando um telefonema para alguém que está do outro lado da cidade ou do mundo, mandar um e-mail para aquele amigo que deixamos de falar a séculos, enfim. São diversas maneiras de não deixar a saudade fazer parte de nossas vidas de forma devastadora e cruel, que quando chega se alastra, deixando a tristeza tomar conta. E mesmo que existam momentos e pessoas que não voltam, podemos (e devemos) olhar o lado bom, pois de qualquer forma fatos antigos contribuíram para sermos quem somos hoje. A saudade sempre se fará presente em nossas vidas, mas cabe a nós decidir se ela irá nos derrubar ou fortalecer.


Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Gostei do texto, achei muito leve.
    Uma maneira boa de ver a saudade mesmo.
    A única saudade triste mesmo é a de quando alguém próximo se vai. Fora isso, toda e qualquer saudade pode se tornar um combustível mesmo.

    miragem-real.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Esse é o único lado que eu tento enxergar.. menos quando se perde alguém, essa não tem outro lado.. é ruim demais!!
    Tem post novinho esperando por você!! Beijinhos..

    ➥ www.rolamuito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu sinto saudades de tantas coisas, mas as vezes saudades não quer dizer que tudo pode voltar, penso que a saudades é pra deixar na nossa vida o quanto foi bom aquele momento, ou aquela pessoa, enfim.
    A pior saudades pra mim é quando perdemos alguém especial que nunca mais iremos ver, essa saudades mata.
    Beijos.

    sonhosdegarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Sério, nunca pensei no lado bom da saudade, resumidamente ela sempre me machuca :(

    http://nossoblogsecreto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esqueci --> Mas olhando por este lado né, tem razão ^^

      Excluir
  5. Como todo o sentimento, tem ambos os lados. E a saudade pode sim ser um sentimento bom que fortalece com a certeza de ter vivido bons momentos.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Bem isso mesmo...já me sufoquei por causa desse sentimento, até que percebi que não é pra ser assim. Saudade é bom, é gostoso de sentir, isso é algo para nos fazer lembrar que coisas boas acontecem, mas a vida continua e é preciso vive-la para que novas saudades possam ser construídas! ^^

    Beijo
    http://criandorabiscos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. ooi ooi meu bem,

    Hoje vim só pedir pra dar uma olhadinha no meu blog... tem a explicação da minha ausência. Por favor, espero que me entenda.

    Beijinhos!

    http://edaisouassimeponto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Apesar de todo seu texto, eu não consigo ver um lado com da saudade. Saudade é algo que sufoca, e dá um nó na garganta. Eu não gosto. Afinal, quem gosta né? Mas adorei o texto.
    beijos

    Marina Alessandra do blog Maior de Idade
    @mariinaale
    @maioordeidade

    ResponderExcluir
  9. Concordo com você. A saudade é muitas vezes a responsável por nos fazer querer viver todos aqueles momentos de novo e por isso que quando vamos atrás (da pessoa ou do momento) e conseguimos reviver tudo aquilo só que de um jeito melhor, com certeza, se não houvesse saudade, não haveria mais lembranças. Ficou meio confuso, mas é exatamente assim! Amei o texto e você escreve muito bem! Beijooo

    http://apaixonadaporfinaisfelizes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Vou amar ler todos os comentários postados aqui no blog, respondei todos assim que puder, agradeço sua visita :)


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©