10 de julho de 2013

Resenha: Apaixonada Por Palavras - Paula Pimenta


Eu sou apaixonada por livros e sempre to com algum em mãos, aproveito qualquer momento para ler, seja no ônibus, no intervalo do trabalho ou antes de dormir, impossível mesmo é não me ver lendo algo. E o livro da vez é "Apaixonada por Palavras" da Paula Pimenta, apesar de já conhecer a autora nunca tinha lido nenhum livro da autoria dela, porém final de semana passado ao entrar em uma livraria e passar alguns minutos olhando as prateleiras - e com vontade de comprar todos os livros - a capa de Apaixonada por Palavras me chamou bastante atenção, foi um tipo de amor a primeira vista, ainda mais depois que vi que era um livro só de crônicas escritas pela Paula. Nem tive dúvidas e comprei.
O livro conta com 55 crônicas da Paula Pimenta escritas entre 2000 e 2009, e o mais legal é que trata de assuntos comuns do nosso dia-a-dia e a personagem é a própria autora. Viajei total ao ler esse livro, a maioria das crônicas tem muito haver comigo e a leveza com que a Paula coloca as palavras é algo realmente incrível. Vou colocar aqui  trechos de algumas crônicas pra vocês.

“Minha vida não é só o presente mas também o que já vivi e o que viverei. Tudo fica guardado no coração, mas também coloco as recordações do passado na gaveta. E, na cabeça, os planos para o futuro.” (Apaixonada por Palavras)

“É uma espécie de doença. Primeiro você sente uma leve inquietação, uma diferença no seu estado de espírito. Você até tenta conter, tomar umas vitaminas, veste um agasalho; mas o vírus é perigoso. Quando atinge o coração, não tem escapatória. Em poucas horas você já está com todos os sintomas: mãos frias, pernas tremendo, olhos brilhando e coração acelerado. Ah, esse maldito vírus do amor!” (O Vírus do Amor

"Você nem imagina que da segunda vez que eu te encontrei, tudo o que você dizia eu achava coincidência, porque parecia até que era eu e não você que estava falando, por toda essa similaridade de opiniões que nós temos. Eu passei a festa inteira contando sobre mim, coisa que não acontece sempre, eu sou muito tímida para tagarelar, mas para você eu tinha vontade de narrar toda a minha vida e de ficar até o fim da noite vendo você me escutar, tamanha a surpresa que me atingia ao constatar a inteligência de cada um dos seus comentários." (Só pra você)



E um pequeno trecho da introdução onde a Paula conta como escolheu as crônicas que entrariam no livro...

"Quando essa oportunidade surgiu e fui escolher as que entrariam (pois tenho um acervo de quase 150 delas), fiz uma verdadeira viagem no tempo. Li textos que criei há mais de dez anos e me surpreendi ao constatar o quanto ainda me pareço com a pessoa que eu era, em alguns aspectos... Mas também o quanto sou diferente agora, em vários outros. Porque as palavras registradas no papel permanecem congeladas,enquanto o autor delas continua vivendo, aprendendo, mudando, crescendo. Por isso mesmo a minha autocrítica teve vontade de editar várias dessas crônicas, mas preferi apenas inserir datas, pois, apesar de atualmente pensar diferente sobre algumas coisas, aqueles pensamentos foram os que estavam comigo em cada uma das fases que já vivi e foram importantes para que eu chegasse a quem hoje sou."

E além das crônicas, os aspectos físicos e gráficos do livro não deixam nada a desejar, e de todos os detalhes o que eu mais gostei é que no fim de cada crônica tem um coraçãozinho vermelho (muito amável!), e pra mostra separei essa foto aqui lá do blog A series of serendipity da Melina Souza.


E aí gostaram? Alguém já leu? Vou adorar saber!


Comente com o Facebook:

15 comentários:

  1. To louca pra ler <3

    Marina Alessandra do blog Maior de Idade
    @mariinaale
    @maioordeidade

    ResponderExcluir
  2. Sou APAIXONADA por esse livro, sério, muito perfeito! As crônicas de Paulinha são lindas, amo de paixão! Beijoo

    http://apaixonadaporfinaisfelizes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa que linda da estética do livro dela, fiquei encantada com a letrinha redonda vermelha e esses detalhes fofos como o coração <3

    O Vitrô

    ResponderExcluir
  4. Bela comparação com o cachorro rs
    Adorei, beijos
    Já estou seguindo você!

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho muita vontade de ler os livros dela, e esse com certeza vou amar.

    http://iasmincruz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Achei muito legal, dispertou a minha vontade de ler. Se achar vou comprar com certeza!
    bjos
    https://blushdecereja.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu já li, e amei *-* Amo os detalhes das páginas e o fato de ser em ordem cronológica, então uma crônica completa a outra, foi meu primeiro contato com uma obra da Paula e amei!
    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu estou louca pra ler esse livro, vou tentar compra-lo agora nas ferias .

    xoxo, Thaaay
    http://www.chovendoalgodaodoce.com

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia, mas gostei da indicação!! Obrigada!!
    Parabéns pelo blog!! Espero sua visitinha!! Beijos!!

    ➥ www.rolamuito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Parece muito bom o livro! Amei a capa :)

    http://colorful-mushrooms.blogspot.com.br

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  11. Uma vez vi o livro ela net para comprar.. ele é lindo por dentro, agora quero mesmo =D

    ResponderExcluir
  12. Own, adorei a sua dica! Que fofura de livro!
    Já ouvi falar dessa escritora também, mas nunca li.
    Já está na minha lista com certeza! :)

    miragem-real.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi flor, tudo bom ? Conheci seu blog hoje e estou amando, parabéns, já estou seguindo. Gostaria de convida-la para conhecer o meu, te espero lá! Beijos.
    http://divasconnected.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Ouvi falar desse livro, mas ainda não tive a oportunidade de compra-lo!
    Mas, pelas citações que você postou já adorei! *-*
    Já outro na lista! ^^

    Alias, todos falam muito bem dos livros dessa escritora! :)

    Beijo
    http://criandorabiscos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Vou amar ler todos os comentários postados aqui no blog, respondei todos assim que puder, agradeço sua visita :)


Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©